UC AVALIAÇÃO EM E-LEARNING
MPeL_Avaliação em Contextos de Elearning 2021
UC 12090 - Docentes: Lúcia Amante e Elizabeth Souza
Até 29 de março foi o momento para a apreciação do contrato de aprendizagem da UC e consequente emissão de opinião no âmbito. Este tempo foi de capital importância, um farol que iluminou claramente o percurso que se avizinhava.
Cruz, C., Araújo, I., Pereira, l. & Martins, M. L.
(2010). Uma Abordagem da Avaliação online no Ensino Superior: e-portfolios em
Redes Sociais. EDUSER revista de Educação, 2(2), 3-27.
Uchôa, Kátia C., Uchôa, Joaquim Quinteiro (2012). Uma
Análise sobre Avaliação Colaborativa em Fóruns de Discussão.
CINTED–‐UFRGS. Novas Tecnologias na Educação. V.10Nº 3, dezembro.
Vonderwell, Selma; Liang, Xin; Alderman, Kay (2007). Asynchronous DIscussions and
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“Mapas conceituais na Educação a Distância: uma análise sob a ótica da
Complexidade” In Anais Eletrônicos 3° Simpósio Hipertexto e Tecnologias na
Educaçao: redes sociais e aprendizagem. UFP.
O grupo para além da bibliografia fornecida consultou cumulativamente as seguintes fontes:
Moreira, J. A. et alii (2020). Práticas de Avaliação
Digital. In Educação Digital em Rede: Princípios para o Design Pedagógico em
Tempos de Pandemia (capítulo 5, 57-75). Universidade Aberta: Lisboa. Doi:
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Pateira, Pedro (2016). O ensino de geografia através da
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em: https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/15463.pdf%5Bacedido 7
de maio 2022]
Amante, L. ; Oliveira, I.; Pereira, A. (2017) “ Cultura da Avaliação
e Contextos Digitais de Aprendizagem: O modelo PrACT”. In Revista Docência e
Cibercultura. Vol.1, nº 1. (135-150).
Pereira, A., Oliveira, I, Tinoca, L., Pinto, M. C., Amante,
L. (2015). Avaliação alternativa digital: conceito e caraterização. In Desafios
da avaliação digital no Ensino Superior. . Lisboa: Universidade Aberta (6-34).
Swan, K;
Shen, J. & Hiltz, S. R (2006)-“Assessment and collaboration in online
learning”, in Journal of Asynchronous Learning Networks Volume 10 Number 1.
Para finalizar o tema 4, e após as publicações dos trabalhos de cada grupo, foram debatidas e analisadas no respetivo fórum as propostas apresentadas, as construtivas criticas partilhadas entre os colegas permitiram introduzir melhorias no nosso trabalho. Foi criado um questionário de satisfação para os formandos da ação de formação, clicar na imagem para aceder:
Por solicitação da Professora Lúcia Amante, implementou-se um quadro síntese da avaliação, clicar na imagem para aceder:
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