UC AVALIAÇÃO EM E-LEARNING

 MPeL_Avaliação em Contextos de Elearning 2021

UC 12090 - Docentes: Lúcia Amante e Elizabeth Souza 

 
"Diário de Bordo" 

 Mestrando Samuel António  


Até 29 de março foi o momento para a apreciação do contrato de aprendizagem da UC e consequente emissão de opinião no âmbito. Este tempo foi de capital importância, um farol que iluminou claramente o percurso que se avizinhava.


De 30 de março a 8 de abril foi abordado o Tema 1 - Avaliação Pedagógica: Atuais perspetivas  

Neste ponto foi proposta a análise do seguinte texto: 


Seguidamente no âmbito do texto analisado foi produzido um infográfico, que versou sobre a natureza da Avaliação e onde se focou uma evolução ao longo de 4 gerações. Para finalizar um debate sobre os artefacto digital produzido.

Clicar na imagem para visualizar



De 11 de abril a 2 de maio foi o tempo para o Tema 2 - Avaliação Pedagógica Digital em contextos de Elearning. 

Neste tema  foi solicitada a elaboração em grupo de um artefacto digital  com posterior debate em fórum. Após análise dos:

texto 1 fornecido
Pereira, A., Oliveira, I, Tinoca, L., Pinto, M. C., Amante, L. (2015). Avaliação alternativa digital: conceito e caracterização em contextos digitais. In Desafios da avaliação digital no Ensino Superior. . Lisboa: Universidade Aberta (6-34)
 
texto 2 fornecido
Porto Stella, C. (2005)– “A Avaliação da Aprendizagem no Ambiente online” In R. V. Silva e A. V. Silva (eds.) Educação, Aprendizagem e Tecnologia. Edições sílabo, Lisboa.

e texto 3 pesquisado pelo grupo
Moreira, J. A. et alii (2020). Práticas de Avaliação Digital. In Educação Digital em Rede: Princípios para o Design Pedagógico em Tempos de Pandemia (capítulo 5, 57-75). Universidade Aberta: Lisboa. Doi: 10.34627/rfg0-ps07

foi desenhado e construído pelo singularmente proativo grupo 2, ( Ana Valente, Domingos Nunes, Samuel António e Sofia Cabrita), pois demonstrou uma enorme capacidade de colaboração com consequente qualidade do artefacto digital produzido:

Clicar na imagem para visualizar a apresentação digital produzida


Foi ainda elaborado um documento síntese pelo grupo fruto da análise dos 3 textos em apreço

Clicar na imagem para aceder ao documento produzido neste âmbito


De 3 de maio a 23 de maio, o grupo anteriormente constituído debruçou-se sobre o Tema 3 - Instrumentos de avaliação Pedagógica em contextos de Elearning.

Neste momento foi fornecido ao grupo de trabalho um conjunto de documentos para consulta:
 
Amante, L. (2011) A Avaliação das Aprendizagens em Contexto Online: O e-portefólio como Instrumento Alternativo “. In Paulo Dias & António Osório (Orgs.) Aprendizagem (In)Formal na Web Social. Centro de competência da Universidade do Minho, Braga

Cruz, C., Araújo, I., Pereira, l. & Martins, M. L. (2010). Uma Abordagem da Avaliação online no Ensino Superior: e-portfolios em Redes Sociais. EDUSER revista de Educação, 2(2), 3-27.

Uchôa, Kátia C., Uchôa, Joaquim Quinteiro (2012). Uma Análise sobre Avaliação Colaborativa em Fóruns de Discussão. CINTED–‐UFRGS. Novas Tecnologias na Educação. V.10Nº 3, dezembro.

Vonderwell, Selma; Liang, Xin; Alderman, Kay (2007). Asynchronous DIscussions and assessment in Online Learning. Journal of Research on Technology in education; Spring 2007; 39, 3; Proquest Education Journals, p 309.

Souza, N. A.; Boruchovitch, E. (2010) “Mapas conceituais e avaliação formativa: tecendo aproximações” In Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.3, p. 795-810, set./dez. 2010

Freire, A. S.; Ribeiro, F.C.G.; Souza, L. B. (2010) “Mapas conceituais na Educação a Distância: uma análise sob a ótica da Complexidade” In Anais Eletrônicos 3° Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educaçao: redes sociais e aprendizagem. UFP.

O grupo para além da bibliografia fornecida consultou cumulativamente as seguintes fontes:

Moreira, J. A. et alii (2020). Práticas de Avaliação Digital. In Educação Digital em Rede: Princípios para o Design Pedagógico em Tempos de Pandemia (capítulo 5, 57-75). Universidade Aberta: Lisboa. Doi: 10.34627/rfg0-ps07

Pateira, Pedro (2016). O ensino de geografia através da técnica de mapeamento conceitual. The Overarching Issues of the European Space:Rethinking Socioeconomic and Environmental Problems. Porto: FLUP, pp. 382-398. Disponível em: https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/15463.pdf%5Bacedido 7 de maio 2022]

Optou-se por explorar a temática dos "Mapas Conceituais" e assim recorreu-se desde logo à plataforma Coogle para esse fim:

Seguidamente produziu-se um documento escrito no âmbito da temática selecionada, clicar na imagem para aceder:




Para terminar produziu-se um vídeo baseado na nossa investigação e patente no anterior documento escrito, clicar na imagem para aceder ao vídeo:


Após a publicação do produzido pelos grupos  no Fórum para esse fim, houve um aturado debate no âmbito dos pertinentes artefactos produzidos por cada grupo. E assim se terminou o tema 3.

De 24 de maio a 30 de junho o Tema 4 - Desenho de avaliação pedagógica em Elearning.

No último tema a abordar na UC 12090, o mesmo grupo de trabalho anteriormente formado, desenhou a ação de formação: "Recursos Educacionais Abertos (REA): Conceitos e (re)Utilização" e formulou-se a respetiva avaliação pedagógica.

Recursos fornecidos:

Amante, L.; Oliveira, I. (2019). Avaliação e Feedback. Desafios Atuais. e-book, MPV_Inovaç@o, Universidade Aberta: Lisboa 27 pp. ISBN 978-972-674-846-5.

Amante, L. ; Oliveira, I.; Pereira, A. (2017) “ Cultura da Avaliação e Contextos Digitais de Aprendizagem: O modelo PrACT”. In Revista Docência e Cibercultura. Vol.1, nº 1. (135-150).

Pereira, A., Oliveira, I, Tinoca, L., Pinto, M. C., Amante, L. (2015). Avaliação alternativa digital: conceito e caraterização. In Desafios da avaliação digital no Ensino Superior. . Lisboa: Universidade Aberta (6-34).

Swan, K; Shen, J. & Hiltz, S. R (2006)-“Assessment and collaboration in online learning”, in Journal of Asynchronous Learning Networks Volume 10 Number 1.


Produziu-se um documento escrito relativo à ação de formação clicar na imagem para aceder:



Seguidamente produziu-se uma apresentação gráfica, e um ebook, clicar nas imagens para aceder:


Para finalizar o tema 4,  e após as publicações dos trabalhos de cada grupo,  foram debatidas e analisadas  no respetivo fórum as propostas apresentadas, as construtivas criticas partilhadas entre os colegas permitiram introduzir melhorias no nosso trabalho. Foi criado um questionário de satisfação para os formandos da ação de formação, clicar na imagem para aceder:


Por solicitação da Professora Lúcia Amante, implementou-se um quadro síntese da avaliação, clicar na imagem para aceder:



 Até 19 de julho foi o prazo para a conclusão do Diário de Bordo que aqui se encontra patente. 

Reflexão final:
Aqui chegado resta-me agradecer os ensinamentos  apreendidos na tarefa mais complexa na docência que é avaliar. Esta UC exigiu uma contínua dedicação por parte dos discentes na conclusão das pertinentes tarefas propostas, mas só assim, e após, se pode concluir que estes meses de colaborativa aprendizagem foram trilhados num  árduo  percurso, mas de aprendizagem significativa.

Comentários

Mensagens populares deste blogue