UC Modelos de Educação a Distância

 Modelos de Educação a Distância 2021

Samuel António

1004459


Debate entre teóricos de Educação a Distância


O grupo de defesa da Teoria da Industrialização de Otto Peters, apresentou o seguinte produto digital:


Clicar na imagem


7 autores australianos especialistas de EAD

Clicar na imagem



Modelos de Educação a Distância 2021

Samuel António

1004459

 

Atividade 0

Ponto 1 

O eLearning

As novas formas de aprender-ensinar deixaram de se restringir apenas a ambientes de salas de aula e horários previamente definidos, as modernas ferramentas LMS (Learning Management System) permitem uma dimensão espaço temporal praticamente ilimitada.

Segundo Mark Prensky (teaching digital natives)[1]: «Two-thirds of the people on the planet have a cell phone. A new virtual (i.e.,online) world has emerged out of the ether and become the focus of many of our kids’ attention». Assim a principal função do professor, perante nativos digitais[2], tende a perder algum cariz instrucionista passando a assumir o papel de agente facilitador do conhecimento e através das novas tecnologias web 2.0, fomentar um ambiente de aprendizagem mais colaborativa e construtivista.

O docente do século XXI têm que para além da sua inerente e habitual prática pedagógica, aliar competências que permitam uma interação nos ambientes virtuais de ensino, articulando a cultura da era digital dos aprendentes com os limites e potencialidades inerentes a estes novos contextos tecnológicos.

eLearning na UAB

Desde que iniciei este curso, sendo ex-aluno desta instituição, constatei, como esperado, uma adequada estruturação dos processos ensino-aprendizagem a distância, por forma a que os mestrandos se integrem o melhor possível nesta modalidade de ensino.

Ferramentas utilizadas em Educação a Distância /eLearning 

Sendo docente do grupo 550 – Informática será natural a utilização de algumas ferramentas no âmbito do ensino a distância: Edmodo, Google Classroom, Moodle e Teams.

Imagem que represente o que é a Ensino a Distância/eLearning

 

Ponto 2  

2 teóricos/investigadores (1 internacional e um nacional) de EaD 

Nuno Lopes, investigador nacional associado do Le@d da UAB, premiado em concurso europeu.

[3]“Nuno Lopes, investigador associado do LE@D, classificou-se em 2.º lugar no concurso europeu sobre Instrumentos Inovadores para a Orientação de Carreira com o jogo digital [4]InKluD para Promoção de Soft Skills em Jovens em Risco.

Considerado uma das três melhores práticas a nível nacional, será apresentado durante o último evento nacional do Projeto FUTURE Time Traveller, no último semestre de 2020 em Portugal, e pela Rede Euroguidance na Europa.

O  InKluD é parte da Tese Doutoramento da especialidade de Educação a Distância e eLearning (EDeL) e integra-se na  linha de investigação do LE@D dedicada à inclusão digital.”

Sugata Mitra, investigador indiano celebrizado pela experiência [5]“The Hole in the Wall”.

A importância desta experiência, em 1999, no âmbito da educação mediada pelo digital. Para além de se comprovar, o que já se sabia anteriormente, no ensino por correspondência ou na [6]Telescola, em Portugal, o facto é que o ensino podia acontecer a distância e que a tecnologia digital, mesmo em tenras idades, poderia também ser facilitadora do processo de ensino – aprendizagem.



[3] Newsletter UAB(2020). Investigador do LEaD distinguido em Concurso Europeu. https://portal.uab.pt/investigador-do-lead-distinguido-em-concurso-europeu/

[6] https://ensina.rtp.pt/artigo/telescola-aprender-pela-televisao/

Bibliografia

Cardoso, Jorge Rio. (2013). O professor do Futuro. Lisboa: Guerra e Paz, Editores.

Palfrey John & Gasser Urs. (2011). Nascidos na Era Digital. Disponível em

http://dependenciadeinternet.com.br/palfreycap01.pdf

Prensky, Mark. (2010). Teaching digital natives. Disponível em http://books.google.pt/books?id=3JhE_QIjfagC&printsec=frontcover&hl=pt-PT&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false

Comentários

Mensagens populares deste blogue