UC Modelos de Educação a Distância
Modelos de Educação a Distância 2021
Samuel António
1004459
Debate entre teóricos de Educação a Distância
O grupo de defesa da Teoria da Industrialização de Otto Peters, apresentou o seguinte produto digital:
7 autores australianos especialistas de EAD
Modelos de Educação a Distância 2021
Samuel
António
1004459
Atividade
0
Ponto
1
O eLearning
As
novas formas de aprender-ensinar deixaram de se restringir apenas a ambientes
de salas de aula e horários previamente definidos, as modernas ferramentas LMS
(Learning Management System)
permitem uma dimensão espaço temporal praticamente ilimitada.
Segundo Mark Prensky (teaching digital natives)[1]: «Two-thirds of the people on the planet have a cell
phone. A new virtual (i.e.,online) world has emerged out of the ether and
become the focus of many of our kids’ attention». Assim a principal função do professor, perante
nativos digitais[2],
tende a perder algum cariz instrucionista passando a assumir o papel de agente
facilitador do conhecimento e através das novas tecnologias web 2.0, fomentar
um ambiente de aprendizagem mais colaborativa e construtivista.
O
docente do século XXI têm que para além da sua inerente e habitual prática
pedagógica, aliar competências que permitam uma interação nos ambientes
virtuais de ensino, articulando a cultura da era digital dos aprendentes com os
limites e potencialidades inerentes a estes novos contextos tecnológicos.
eLearning na UAB
Desde
que iniciei este curso, sendo ex-aluno desta instituição, constatei, como esperado,
uma adequada estruturação dos processos ensino-aprendizagem a distância, por
forma a que os mestrandos se integrem o melhor possível nesta modalidade de
ensino.
Ferramentas utilizadas
em Educação a Distância /eLearning
Sendo
docente do grupo 550 – Informática será natural a utilização de algumas
ferramentas no âmbito do ensino a distância: Edmodo, Google Classroom, Moodle e
Teams.
Imagem
que represente o que é a Ensino a Distância/eLearning
Ponto 2
2 teóricos/investigadores (1 internacional e um nacional) de EaD
Nuno Lopes, investigador nacional associado do Le@d da
UAB, premiado em concurso europeu.
[3]“Nuno Lopes, investigador associado do LE@D, classificou-se em 2.º lugar no
concurso europeu sobre Instrumentos Inovadores para a Orientação de Carreira
com o jogo digital [4]InKluD
para Promoção de Soft Skills em Jovens em Risco.
Considerado uma das três melhores práticas
a nível nacional, será apresentado durante o último evento nacional do Projeto
FUTURE Time Traveller, no último semestre de 2020 em Portugal, e pela Rede
Euroguidance na Europa.
O InKluD é parte da Tese
Doutoramento da especialidade de Educação a Distância e eLearning (EDeL) e
integra-se na linha de investigação do LE@D dedicada à inclusão digital.”
Sugata Mitra, investigador indiano celebrizado pela
experiência [5]“The
Hole in the Wall”.
A importância desta experiência, em 1999, no âmbito da educação mediada pelo digital. Para além de se comprovar, o que já se sabia anteriormente, no ensino por correspondência ou na [6]Telescola, em Portugal, o facto é que o ensino podia acontecer a distância e que a tecnologia digital, mesmo em tenras idades, poderia também ser facilitadora do processo de ensino – aprendizagem.
[1] http://books.google.pt/books?id=3JhE_QIjfagC&printsec=frontcover&hl=pt-PT&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false
[3] Newsletter UAB(2020). Investigador do
LEaD distinguido em Concurso Europeu. https://portal.uab.pt/investigador-do-lead-distinguido-em-concurso-europeu/
[6] https://ensina.rtp.pt/artigo/telescola-aprender-pela-televisao/
Bibliografia
Cardoso, Jorge Rio. (2013). O professor do Futuro. Lisboa: Guerra e Paz, Editores.
Palfrey John & Gasser Urs. (2011). Nascidos na Era Digital. Disponível em
http://dependenciadeinternet.com.br/palfreycap01.pdf
Prensky, Mark. (2010). Teaching digital natives. Disponível em http://books.google.pt/books?id=3JhE_QIjfagC&printsec=frontcover&hl=pt-PT&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false
Comentários
Enviar um comentário